- Com 'Todos os eventos'
- Download exportação do iCalendar
- Subscrever o feed do iCalendar
0:00
-
24 maio 2025 23:00 14 setembro 2025 23:00
Residência de Escrita de PoesiaA Casa Fernando Pessoa, em parceria com a Direção Regional de Cultura dos Açores, abre o processo de candidaturas para a segunda edição da Residência de Escrita de Poesia. Para a Residência, que terá a duração de um mês e será na ilha de São Miguel, nos Açores, são elegíveis autores e autoras de língua portuguesa, com obra publicada.
As pessoas interessadas deverão enviar as suas propostas por e-mail até 15 de setembro de 2025.
A pessoa selecionada será conhecida a 30 de novembro deste ano e a Residência deverá ter lugar entre 2 de janeiro e 20 de dezembro de 2026 - exceto nos meses de junho, julho e agosto.
Mais informações em https://literacidades.pt/topic/323-resid%C3%AAncia-de-escrita-de-poesia/
-
11 setembro 2025 16:00 14 setembro 2025 20:00
Feira do Livro de Beja 2025Entre os dias 𝟭𝟭 𝗲 𝟭𝟰 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼, será na zona pedonal do Centro histórico de Beja que irá acontecer esta festa da palavra escrita e dita, que tem periodicidade bienal.
Entre a Rua Capitão João Francisco de Sousa e o Jardim do Bacalhau, os livreiros, os artesãos, os artífices da palavra e da escrita, os escritores e os leitores aí estarão para receber, ler, surpreender e estar à conversa com quem por ali passar.
Entre as diversas atividades que ocorrerão ao longo percurso da feira, poderá usufruir gratuitamente de uma programação variada para todas as idades e curiosidades, que ocorrerá nos diversos espaços desta Feira do Livro: o Auditório Escritores, o Auditório Pais e Filhos, o Auditório Espetáculos, o Espaço Leitores e o Espaço Consultório Literário.
Haverá algumas surpresas, mas só as descobrirá se por aí passar em algum dos dias da Feira, que terá o seguinte horário:
dia 11, 5ª feira - 17h00-22h00;
dia 12, 6ª feira - 10h00-14h00 |17h00-22h00;
dia 13, sábado - 10h00-23h00;
dia 14, domingo - 10h00-21h00.
Informações em https://www.facebook.com/bibliotecamunicipaldebeja
O programa será anunciado brevemente.
-
11 setembro 2025 20:00 14 setembro 2025 15:30
Em Nome da Terra - Festival Literário de Gouveia 2025Literatura, arte, pensamento e música encontram-se na Aldeia de Melo, o lugar literário que viu nascer Vergílio Ferreira e que serve de ponto de partida e chegada do Festival Literário “Em Nome da Terra”.
De 11 a 14 de setembro de 2025, a Aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, volta a transformar-se num palco privilegiado da palavra e do pensamento, com a 4.ª edição do Festival Literário “Em Nome da Terra”. Considerada por muitos a aldeia mais literária de Portugal e berço de Vergílio Ferreira, Melo reafirma-se como território de memória, criação e encontro, num evento que celebra a ligação profunda entre cultura e lugar.
Quarenta convidados — escritores, músicos, filósofos, ilustradores e performers — para quatro dias de intensa celebração da palavra, do pensamento e da criação artística, naquele lugar que é destino literário obrigatório para todos os que amam a literatura e o pensamento lusófonos.
O programa desta 4.ª edição foi desenhado como um mapa de experiências entre autores e leitores, entre memória e criação, entre o passado que nos funda e a imaginação que nos inspira para o futuro. Inspirado no legado literário e na dimensão interartística da escrita de Vergílio Ferreira, o festival inclui propostas para públicos de todas as idades onde se incluem conversas com escritores, oficinas criativas, visitas às escolas, sessões de mediação de leitura, formações para docentes, apresentações de livros, música ao vivo, cinema documental, exposições e performances literárias.
José Gil homenageado com uma rua em seu nome
“A liberdade é sempre uma conquista: nunca está garantida, tem de ser reinventada todos os dias.” — José Gil
Depois de Lídia Jorge em 2024, este ano o festival presta homenagem a José Gil, um dos mais reconhecidos filósofos e ensaístas contemporâneos. Figura de renome internacional — considerado pela revista Le Nouvel Observateur um dos 25 grandes pensadores mundiais contemporâneos.
José Gil dará nome a uma rua na aldeia de Melo, reforçando o compromisso do festival de transportar para o presente e para o futuro a memória literária deste lugar, através da atribuição da toponímia local às figuras maiores da cultura portuguesa.
Vozes que marcam a literatura e a cultura lusófona marcam presença “Em Nome da Terra”
O cartaz desta edição conta com uma vez mais com nomes incontornáveis da literatura e da cultura lusófonas: José Gil, Valter Hugo Mãe, Afonso Cruz, Ondjaki, Francisco José Viegas, Raquel Varela, Álvaro Laborinho Lúcio, Teresa Salgueiro, José Eduardo Agualusa, Alice Neto Sousa, Márcia, entre muitos outros.
Mais do que um festival, “Em Nome da Terra” é um gesto de encontro: entre memória e criação, entre livros e leitores, entre a voz da terra e as palavras que a eternizam. Ao longo de quatro dias, a aldeia de Melo confirma-se como um lugar literário vivo!
Destaques da programação
Música:
Jangada de Pedra, de Teresa Salgueiro, espetáculo inspirado em Saramago (sábado, 13 setembro).
Anónimos de Abril, com Rogério Charraz, Joana Alegre e José Fialho Gouveia (domingo, 14 setembro).
Conversas para Sempre: mesas de debate com temas dos nossos e de todos os tempos.
Formação creditada para docentes “Histórias sem tempo”: mediação de leitura e escrita criativa.
Exposição “Cartas ao Futuro”, de Rita Cortesão: um olhar poético sobre a comunidade mais sábia de Melo.
Arraial do Futuro: celebração comunitária no coração da aldeia.
Programa para público em idade escolar e famílias.
Datas: 11 a 14 de setembro de 2025
Locais: Capela da Misericórdia, Praça Vergílio Ferreira, Casa Vergílio Ferreira, Lar de Melo, ar de Gouveia, Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira,
Programa completo e atualizações: https://emnomedaterra.pt/
Formação de professores (inscrições brevemente abertas)
Contactos para imprensa:
• Papa-Livros Eventos – Adélia Carvalho | 926 552 031 I [email protected]
• Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira | 238 490 230 | [email protected]
Fonte: https://www.cm-gouveia.pt/noticias/o-festival-literario-em-nome-da-terra-regressa-a-gouveia-de-11-a-14-de-setembro/
-
12 setembro 2025 16:00 14 setembro 2025 18:00
FLIFA – Festa do Livro Independente da Freguesia de ArroiosA Festa do Livro Independente da Freguesia de Arroios (FLIFA) está de volta.
À quarta edição, a FLIFA aproveita o último sopro de verão para se instalar no Mercado de Arroios e receber mais de uma centena de editoras e livrarias independentes.
Da Antítese à Zigurate, do Teatro Praga à Maldoror, da Taiga à Planeta Tangerina, as bancas do mercado enchem-se nos dias 12, 13 e 14 de setembro para dar a conhecer de perto o catálogo, o trabalho e os rostos que dão vida e rasgo ao panorama editorial português.
Além da feira do livro independente, esta edição da FLIFA contará com um programa de atividades construído pelas editoras e livrarias participantes.
Oficinas para os mais novos, apresentações e lançamentos, leituras encenadas e mesas redondas.
Reflexo fiel da diversidade que anima a FLIFA desde o primeiro dia, neste programa convivem tradução e tipografia, banda desenhada e fotografia, ilustração e jazz.
A entrada e participação em todas as atividades da FLIFA é livre e gratuita.
Programação completa em breve, estejam atentos!
A FLIFA é um evento produzido pela Junta de Freguesia de Arroios com o apoio do FabLab Lisboa e tem nas rádios Amália e Marginal os seus media partners.
Sexta-feira, 12 de setembro: 17-21h
Sábado e domingo, 13 e 14 de setembro: 11-19h
Fonte: https://www.instagram.com/flifa_jf_arroios/
23:00
-
14 agosto 2025 23:00 14 setembro 2025 23:00
Prémio Literário Cidade de AlmadaO Município de Almada volta a lançar os seus prestigiados prémios literários, incentivando a criação e valorização da literatura em língua portuguesa.
Prémio Literário Cidade de Almada
O Município de Almada promove anualmente o Prémio Literário Cidade de Almada, com o objetivo de incentivar a criatividade literária, premiando uma obra inédita de um autor português, nas modalidades de Romance e Poesia. O prémio será atribuído em ano par a Romance e em ano ímpar a Poesia. Em 2025, o concurso distingue obras de Poesia, inéditas e escritas em português. O vencedor receberá um prémio no valor de 5.000 euros.
Prazos e entrega de trabalhos
O período para envio das obras decorre entre 15 de agosto e 15 de setembro de 2025.
As candidaturas devem ser remetidas, sob pseudónimo, por correio para:
Biblioteca Central de Almada
Fórum Municipal Romeu Correia
Praça da Liberdade
2800-648 Almada
Cada autor pode concorrer com um máximo de duas obras (pseudónimos diferentes), entregando três exemplares de cada uma, devidamente encadernados e acompanhados da documentação exigida nas normas de participação.
Mais informações através do email: [email protected]
FONTE: https://www.cm-almada.pt/abertura-dos-premios-literarios-cidade-de-almada-e-maria-rosa-colaco-0
-
14 agosto 2025 23:00 14 setembro 2025 23:00
Prémio Literário Maria Rosa ColaçoO Município de Almada volta a lançar os seus prestigiados prémios literários, incentivando a criação e valorização da literatura em língua portuguesa.
Prémio Literário Maria Rosa Colaço
Criado em homenagem à escritora e professora Maria Rosa Colaço, em 2025, o prémio será atribuído a uma obra de literatura infantil inédita e escrita em português, com um valor pecuniário de 5.000 euros para o vencedor.
Prazos e entrega de trabalhos
O período para envio das obras decorre entre 15 de agosto e 15 de setembro de 2025.
As candidaturas devem ser remetidas, sob pseudónimo, por correio para:
Biblioteca Central de Almada
Fórum Municipal Romeu Correia
Praça da Liberdade
2800-648 Almada
Cada autor pode concorrer com um máximo de duas obras (pseudónimos diferentes), entregando três exemplares de cada uma, devidamente encadernados e acompanhados da documentação exigida nas normas de participação.
Mais informações através do email: [email protected]
FONTE: https://www.cm-almada.pt/abertura-dos-premios-literarios-cidade-de-almada-e-maria-rosa-colaco-0
-
14 setembro 2025 23:00 14 outubro 2025 23:00
Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz 2025/2026As candidaturas encontram-se abertas de 15 de setembro a 15 de outubro.
As candidaturas à quarta edição das Bolsas de Criação Literária Eça de Queiroz, que acolhem em Tormes seis escritores por ano, encontram-se abertas de 15 de setembro a 15 de outubro, e a primeira temporada ocorre a partir de fevereiro de 2026. A edição anterior contou com 113 candidaturas admitidas a concurso, tendo os seis residentes encontrado em Tormes o local idílico para a escrita.
Fruto de uma parceria entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e a Fundação Eça de Queiroz (FEQ), estas bolsas visam promover a produção literária em língua portuguesa. Trata-se do maior programa de residências literárias do país.
Os residentes contam com todas as despesas pagas, bem como os honorários no valor de 1330€, e ficam alojados numa casa autónoma em Tormes, com todas as condições para terem tempo e sossego para escrever.
O júri conta com Filipa Melo, Jorge Reis-Sá e José Manuel Cortês, personalidades de reconhecido mérito cultural.
Temporada 2025/2026:
15 de setembro a 15 de outubro 2025: envio das candidaturas
16 de outubro a 15 de dezembro 2025: deliberação do júri
Fevereiro a dezembro (excepto agosto) de 2026: meses disponíveis para as seis temporadas.
Para mais informações, consulte o Regulamento e o site oficial.
Fonte: https://dglab.gov.pt/bolsas-residencia-literaria-eca-de-queiroz-2025-26/
Mais informações em https://feq.pt/actividades/residencia-literaria/residencia-literaria-2025-2026/