Filipe Melo, músico, realizador e autor, é o convidado da primeira sessão da nova temporada do ciclo de conversas "Palavras são Raízes".
Filipe Melo é músico, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Desenvolveu desde cedo uma paixão pelo piano e pela improvisação. Estudou no Hot Clube de Portugal e, mais tarde, no Berklee College of Music, em Boston. Depois de muitos anos como pianista, tornou-se também compositor e orquestrador. Foi Professor na Escola Superior de Música, em Lisboa. No cinema, foi o criador de vários projetos de culto: I’ll See You in My Dreams, curta-metragem vencedora do Fantasporto, Um Mundo Catita e Sleepwalk, curta vencedora do Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema. Nos EUA, escreve para a lendária antologia Dark Horse Presents, ao lado de nomes como Frank Miller e Mike Mignola. Em 2019, recebeu o troféu de honra do festival Amadora BD. Colabora com Juan Cavia há mais de uma década, e a dupla tem já vários livros publicados, em Portugal e no estrangeiro.
As conversas "Palavras são Raízes" têm curadoria de Marta Pais Oliveira, que convoca autores a partilharem as suas influências e criações, na Biblioteca Pública Municipal de Gaia. Espaço e tempo ampliam-se para pensar a força e a liberdade da palavra: que revoluções abrem a leitura e a escrita? Da ficção à poesia, do teatro à música, a raiz da palavra – como quem procura água – crescerá em múltiplas direções.
Pelo "Palavras são Raízes" já passaram João Reis, Filipa Leal, Luca Argel, Isabel Rio Novo, Paulo M. Morais, Sara Duarte Brandão, Ana Cristina Pereira, Richard Zimler, Julieta Monginho, João Habitualmente e Madalena Sá Fernandes.
Mais informações através do e-mail [email protected] ou Tlf. 223 745 670.